Postagens

Sonho realizado! Conheça a fã que virou compositora no DVD de Anitta

Gaúcha de 24 anos compôs música que foi gravada em DVD ao vivo da funkeira


Elogio da crítica até pode arranhar a vaidade de cantor popular. Mas, no fundo, ele quer e gosta mesmo é de sucesso popular bombástico e estrondoso. Paparico, comoção coletiva. CDs e DVDs com vendas estouradas e músicas tocando em qualquer coisa que emita som. Cantor popular pretende, enfim, ser rei ou rainha de seus fãs – de preferência milhares ou até mesmo milhões deles.

E para um fã ainda anônimo de um cantor, existiriam reconhecimento e consagração maiores do que ter uma música de sua autoria cantada em shows e gravada exatamente pelo seu ídolo maior, também um dos artistas mais populares de seu país?

A gaúcha Letícia Pedro dos Santos está certa de que não há glória mais suprema.

Admiradora ardorosa e incondicional de Anitta, o mais recente meteoro pop da MPB, a bela e delicada Letícia, 24 anos, vive um conto de fadas desde a noite de sábado (15), quando viu sua composição Quem Sabe ser incluída no primeiro DVD da cantora carioca, gravado ao vivo na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Da Europa, onde divulga seu CD, Anitta comentou a escolha da música de Le Tícia em uma mensagem enviada ao R7 com a gentileza habitual.

— A partir do momento em que decidimos fazer o DVD fiquei pensando em uma forma homenagear os meus fãs. Queria retribuir o carinho e o amor que eles nutrem e exibem por mim. Quando eu e meu produtor encontramos a música no Youtube, achamos que poderia ser perfeita. Era de uma fã, tinha estilo próximo ao meu e, além disso, foi composta em minha homenagem. Então imaginamos: os fãs ficarão felizes. Gostaria de colocar todos eles no DVD. Mas como isso não é possível, escolhi uma canção para representá-los. Dei sorte de receber uma música bonita. Na gravação, a compositora fã (Le Tícia) estava lá. Foi lindo vê-la cantando a canção ao lado de todos os outros. Meus fãs são muito amigos e unidos. Isso é bonito, o mais importante.

Estudante do segundo ano de Música do Instituto Porto Alegre, Le Tícia (ela adotou publicamente o nome assim, separado) é afinada, segura e exibe domínio de ritmo. Suas músicas são simples, mas marcadas por uma doçura harmônica indispensável às composições fadadas ao consumo por. Em resumo: a moça tem plenas condições de emplacar um sucesso chiclete aqui e outro ali.

Le Tícia diz ter 49 músicas concluídas e mais duas quase prontas. Apesar da quantidade respeitável, Quem Sabe é a primeira a ser gravada por alguém. A gaúcha não consegue controlar a emoção ao se lembrar da história para a reportagem de R7.

— A primeira vez e justamente pela Anitta... É um sonho. Ela é maravilhosa, talentosa, iluminada, humilde, alegre, bonita, generosa... Enfim, a artista que mais amo, uma luz entre nós. Estou emocionada... Não consigo comentar essa história sem chorar...

Caçula de três filhos de uma funcionária aposentada da Caixa Econômica Federal e de um profissional da área de eletricidade (há ainda dois irmãos mais novos do segundo casamento do pai), criada no bairro de classe média alta porto-alegrense Menino Deus,  Le Tícia cresceu próxima da música.

Com menos de cinco anos, acompanhava nos ensaios a mãe, Nancy, ex-cantora de um grupo coral da capital gaúcha. Em 2004, aos 14 anos, começou a tocar violão dedilhando músicas da Legião Urbana tiradas de revistas de cifras. À época, além da banda de rock, admirava o grupo RBD mexicano e a música pop daquele país.

Hoje, além de Anitta, a heroína maior, diverte-se com o sertanejo melado de Victor & Léo e Jorge & Mateus, o alto impacto da aeróbica axé de Ivete Sangalo e o soft country da musa Paula Fernandes. “Gosto também de uma novata catarinense chamada Juliani Fernandes, cantora de música romântica. Anote: essa menina vai estourar”, aposta.

Le Tícia entrou para a faculdade de cinema aos 20 anos, mas trocou o curso pelo de música dois anos depois. Cursou também a Escola de Atores em Porto Alegre. Lá, conheceu a atriz e professora Renata Lelis, fundamental na sua decisão de se arriscar a compor e a escrever letras. “Ela me ensinou a criar ambientes, entrar nas histórias e compor cenários reais. Sem isso acho que não conseguiria”, elogia.

Sua primeira música, Amor Verdadeiro, “nasceu” no final de 2001. “Era o hino da turma da Escola de Atores”, lembra. A partir daí, animada com o curso superior de música, o violão e os convites eventuais para tocar e cantar em barzinhos de Porto Alegre, a moça diz ter concluído outras 48 composições.

Quem Sabe, fechada meses atrás, é uma das mais recentes. A história da conquista de Anitta é uma mistura de curiosidade e sorte. No final de 2013, Le Tícia colocou nas redes sociais, nos sites de grupos de fãs e na fan page oficial de Anitta um vídeo com sua interpretação de Zen, novo sucesso da cantora carioca.

Em seguida, tascou outro vídeo nos mesmos lugares, desta vez cantando Quem Sabe, com a informação de que havia feito a música em homenagem a sua “ídola”. Três dias depois, soube que Anitta tinha lançado um concurso para analisar fãs cantando e poderia escolher um desses trabalhos para homenageá-los. Ela detalha.

— Outra “mana” (como as fãs da cantora se tratam) venceu o concurso. Mas Anitta ouviu minha versão de Zen, ficou curiosa e acabou encontrando Quem Sabe no YouTube, na fã page e na minha página no Facebook (https://www.facebook.com/le.ticia.148?fref=ts). Sempre foi muito carinhosa, mas, no início, elogiou a música e minha voz sem revelar nada. Logo depois, quando soube de sua decisão de incluir no DVD, quase tive um troço.

No final de semana do sábado (15), Le Tícia saboreou intensamente cada minuto de seus dias de Cinderela da composição.

Chegou ao Rio de Janeiro manhã de sexta-feira (foi sua primeira viagem de avião) e hospedou-se em um hotel da Barra da Tijuca à espera do grande momento. Encarou o show no dia seguinte, abraçou dezenas de “manas” e “manos”, consumiu-se em lágrimas ouvindo Anitta cantar sua música e, por fim, visitou a heroína no camarim.

De volta a Porto Alegre, encantada com a Cidade Maravilhosa e cada vez mais fã de Anitta, revelou ao R7 três desejos futuros.

— Fui tratada como uma princesa. Quero viver no Rio. E fazer uma tatuagem sobre a Anitta no meu corpo, porque no coração ela já está e ficará para sempre. Se este sonho continuar, espero também ter a chance de tornar-me uma cantora com um espaço mais profissional. Não precisa ser uma explosão assim como a dela. Apenas um espaço para passar o meu trabalho...

De Zen essa paixão musical não tem nada. É coração batendo a mais – muito mais - de cem...

Matéria: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anittland Designed by Templateism | MyBloggerLab Copyright © 2014

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.